FAB LABS: Estímulo à inovação, usando a fabricação digital

Sérgio Maravilhas, Joberto Martins

Resumo


A análise dos diversos tipos de espaços colaborativos de fabricação – Maker Spaces – como Fab Labs, Hackerspaces e Techshops, e seu impacto económico e social nos ambientes onde estão inseridos será realizada. Serão, também, analisadas as vantagens destes espaços na inserção de indivíduos no mundo da técnica, sem discriminação de género, habilitações, formação, raça ou religião. A inserção de mulheres nestes espaços, e a formação de adultos e jovens que não seguiram estudos na universidade será ressaltada. O objetivo deste trabalho é estudar a criação de espaços colaborativos para a inovação na exploração das capacidades criativas das suas comunidades, focando em espaços de fabricação digital do tipo Fab Lab. Serão descritos os resultados conducentes à inovação criados nestes espaços, assim como os seus vários intervenientes. A aprendizagem colaborativa e a construção de uma comunidade potenciam a partilha de experiências e conhecimentos que alavancam a criação de novas invenções com potencial de inovação. A utilização de tecnologias de fabricação digital, disponíveis nestes espaços, em conjunto com o conhecimento disponível e partilhado na rede de que fazem parte, torna possível verificar rapidamente a aceitação das soluções concebidas e medir o interesse do público assim como as suas críticas e sugestões de melhoria. Alguns exemplos de vantagens e de soluções promovidas por estes espaços serão apresentadas. Na empresa Ford Motors, em apenas um ano os pedidos de patente aumentaram cerca de 50%.

 


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v6i4.1046

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. [email protected]