O município de Santo Ângelo/RS e o protagonismo na gestão ambiental compartilhada

Carmen Regina Dorneles Nogueira

Resumo



Resumo

O presente trabalho tem por objetivo descrever a trajetória do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, implantado no município de Santo Ângelo, RS, no ano de 1984. A relevância do trabalho evidencia-se não só pelo resgate histórico deste importante instrumento democrático de gestão ambiental em âmbito municipal, como também pelo seu significado no contexto da gestão pública do Estado visto que este foi o primeiro Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente implantado no Rio Grande do Sul. Este fato se deu antes mesmo da instalação da Fundação Estadual do Meio Ambiente – Fepam, ocorrida a 4 de dezembro de 1991 e do próprio Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis criado no dia 22 de fevereiro de 1989. Para sua consecução realizou-se pesquisa bibliográfica reflexiva e pesquisa documental. Como resultados principais destaca-se o alto nível de inserção e credibilidade que este conselho possui no seio da comunidade santo-angelense; a melhoria da gestão ambiental local, a elevação do nível de consciência social e promoção da melhoria da qualidade de vida no âmbito municipal, resultante do significativo trabalho voluntário desenvolvido pelos integrantes deste conselho desde a sua implantação.

 


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v3i1.103

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. [email protected]