Grau de Satisfação pelo Uso do Balanced Scorecard nas Empresas Gaúchas

Margarete Luisa Arbugeri Menegotto, Maria Emilia Camargo, Marta Elizete Ventura Motta, Sergio Cavagnoli Guth, Maria Teresa Martiningui Pacheco

Resumo


Resumo

A avaliação do desempenho de uma organização deixou de ser apenas observado pelos resultados financeiros, que isolados não são suficientes para garantir que suas estratégias e objetivos sejam alcançados de forma sistêmica. O acirramento da competição exige das empresas modelos estratégicos e práticas gerenciais que torne seu negócio cada vez mais sustentável em longo prazo. Observando às limitações dos sistemas contábeis tradicionais, Robert Kaplan e David Norton criaram em 1992 o balanced scorecard. Inicialmente o utilizaram como um modelo de avaliação e desempenho empresarial, com o passar do tempo aplicaram em empresas, o que proporcionou seu desenvolvimento para uma metodologia de gestão, de tal forma que traduza visão e estratégia empresarial, com objetivos interligados, medidos através de indicadores de desempenho. A proposta deste trabalho é apresentar o retorno do balanced scorecard como instrumento de gestão em empresas gaúchas. Os dados foram coletados entre setembro e novembro de 2008, por meio de questionários enviados por correio eletrônico. Os resultados obtidos evidenciam que o retorno obtido com a utilização do balanced scorecard é positivo, mas, apresenta algumas ressalvas, na sua implantação e no entendimento desta estratégia por parte dos colaboradores da empresa.

Palavras-chave: balanced scorecard; estratégia, resultados.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v1i2.10

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. [email protected]